terça-feira, 16 de março de 2010

Matriz Curricular da Educação Infantil

PORTUGUÊS
EDUCAÇÃO INFANTIL

OBJETIVO: DESENVOLVER A COORDENAÇÃO VISO-MOTOR, SEGUINDO UMA SEQÜÊNCIA DE TRAÇADOS QUE FACILITAM O DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA.
SEQUÊNCIA:
• Pontos livres e com limites;
• Linhas horizontais e verticais;
• Linha oblíqua livre e com limite;
• Linhas quebradas e mistas;
• Linha curva livre e com limite;
• Movimento das vogais.
ATIVIDADES EXATA:
• Encaixe e empilhagem;
• Colagem de bolinhas, papel ou algodão;
• Colagens com lã, cordão ou palito;
• Traços na areia, no ar e no quadro;
• Andar sobre traços no chão ou entre obstáculos;
• Montagem de quebra-cabeça;
• Tampinha de garrafa para forrar;
• Trabalhos com retalhos de tecidos, sucatas diversas;
• Modelagem;
• Pintura a dedo com guache, giz molhado, livre e com movimento.

COORDENAÇÃO VISO-MOTOR:
• Desenho livre ( com símbolos e traços);
• Pintura;
• Labirinto;
• Figura-fundo;
• Dobraduras;
• Traçados de linhas com movimentos livres e dirigidos.

ORGANIZAÇÃO PERCEPTIVA:
• PERCEPÇÃO GUSTATIVA:
• Discriminar doce ou salgado;
• PERCEPÇÃO VISUAL:
• Formas;
• Semelhanças e detalhes;
• Complementação de figuras;
• Expressões fisionômicas;
• Análise, síntese;
• Relações e afinidades;
• Tamanho;
• Camuflagem;
• Seriação.
• PERCEPÇÃO TÁTIL:
• Modelagem com argila ou massa.
• PERCEPÇÃO AUDITIVA:
• Palavras que começam e terminam com o mesmo som;
• Imitação de vozes de animais;
• Sons e objetos.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Composição:
• Identificação de elementos de uma cena:
• Interpretação de cenas em seqüência;
• Recorte e composição de cenas;
• Linguagem escrita, vogais e numéricas.

I UNIDADE

Atividade de coordenação viso-motora;
Recorte e colagem;
Vogais: A - E
Reconhecer o próprio nome e dos coleguinhas através de jogos e fichas de chamada;
Coordenação do próprio nome.

II UNIDADE

Reforço da I unidade;
Vogais I – O;
Coordenação do próprio nome;
Encontros vocálicos: AI - EI – OI.

III UNIDADE

Reforço da I e II unidade;
Trabalhando com as vogais: O – U;
Encontros vocálicos: AI – EU – AU – EI – OI;
Reconhecimento das consoantes.

IV UNIDADE

Exercícios do próprio nome;
Revisão das vogais;
Família silábica.

OBS: A COORDENAÇÃO MOTORA DOS PEQUENOS MÚSCULOS SE PROCESSA EM TODAS AS ATIVIDADES DE PINTURA, RECORTE, MONTAGEM E MODELAGEM.

MATEMÁTICA

OBJETIVO: DISCRIMINAR AS RELAÇÕES DE DIMENSÃO. IDENTIFICAR CONJUNTOS, ORDENAR CORRETAMENTE OS NUMERAIS DE 1 À 9. RECONHECER AS TRÊS CORES PRIMÁRIAS.


I UNIDADE

• Grande e pequeno;
• Alto e baixo;
• Maior e menor;
• Curto e comprido;
• Grosso e fino;
• Largo e estreito;
• Igual e diferente;
• Quente, frio ou gelado;
• Medidas;
• Leve pesado
• Cheio e vazio;
• Apresentação dos números
• Ensinar a contar nos dedos;
• Ensinar números cantando: Mariana conta 1... ou/e 1 elefante incomoda muita gente, 2 elefantes...
• Numerais 0 a 2.

II UNIDADE

• Apresentação dos números com músicas e exercícios;
• Reconhecimento das cores: vermelho, azul e amarelo;
• Quantidade;
• Mais e menos;
• Muito e pouco;
• Igual e diferente;
• Conjuntos;
• Elementos: mais elementos e menos elementos;
• Numerais 2 a 5.

III UNIDADE

• Reconhecimento das cores: verde, branco e preto;
• De frente e de costa;
• Esquerda e direita;
• Inteiro e metade;
• Linha curva;
• Aberto e fechado;
• Posição;
• Perto e longe;
• Em cima e embaixo;
• Numerais 5 a 7.

IV UNIDADE

• Continuação das cores;
• Conjunto com elementos e vazio;
• Reconhecimento das formas geométrica;
• Quebra-cabeça com formas geométricas;
• Leve e pasado;
• Duro e mole;
• Pares;
• Áspero e liso (lixas, tecidos, Bombril, lã, algodão);
• Numeração de 0 a 10 com vários exercícios.


NATUREZA E SOCIEDADE

O eixo de trabalho denominado Natureza e Sociedade reúne temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as especificidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos das Ciências Humanas e Naturais. (PCN EDUCAÇÃO INFANTIL).

I UNIDADE
• Como sou?;
• Minha família (cotidiano);
• A casa: dependências e tipos de casa;
• Datas comemorativas: Dia do circo 15 de março, Dia da saúde 07 de abril, Páscoa, Dia do livro infantil 18 de abril e Dia do Índio 19 de abril.

• Os seres vivos;
• Os seres não-vivos;
• As coisas criadas por Deus e pelo Homem.

II UNIDADE
• A Escola;
• Material Escolar;
• As dependências da Escola;
• A sala de aula (brinquedos, amigos e brincadeiras);
• As profissões;
• Datas comemorativas: Dia do trabalho 1 de maio, Dia das Mães 2º domingo de maio, Aniversário da cidade 13 de junho, Festas juninas.
• Nosso corpo (cabeça,tronco e membros);
• Higiene do corpo;
• Higiene bucal;Os sentidos;
• Alimentos doces e amargos;
• Alimentos salgados e azedos.

III UNIDADE
• Comunicação;
• Transporte;
• O trânsito;
• Cidadania;
• Datas comemorativas: Dia dos pais 2º domingo de agosto, Folclore 22 de agosto, Independência 07 de setembro, Dia da árvore 21 de setembro.

• Os animais;
• Tipos de animais;
• Cobertura do corpo do animal;
• Locomoção dos animais;
• Alimentos de origem animal;
• Animais domésticos e animais selvagens;
• Cuidados com os animais.

IV UNIDADE
• Dia e noite;
• O tempo;
• As estações do ano;
• Datas comemorativas: Dia da criança 12 de outubro, Natal.
• As plantas;
• Partes da planta;
• Desenvolvimento das plantas;
• Os vegetais (jardim, horta e pomar);
• Alimentos de origem vegetal;
• Água que bebemos;
• Objetos que podem ser perigosos: prego, fósforo, faca, martelo, etc.)
ARTES
ATIVIDADES
DESENHO:
• Rabisco inicial;
• Camuflagem;
• Desenho abstrato;
• Giz molhado;
• Lápis de cera e barbante;
• Lápis de cera com recorte;
• Desenho com carvão;
• Desenho livre;
• Desenho com pincel atômico;
• Desenhos com cores da natureza.

PINTURA:
• Pintura a dedo;
• Pintura com bucha;
• Pintura espontânea;
• Pintura com lápis de cera, lápis de cor e hidrocor;
• Pintura com guache.


MISTURA DE CORES:

• Azul + amarelo = verde
• Vermelho + azul = roxo
• Vermelho + amarelo = laranja
• Vermelho + branco = rosa
• Branco + preto = cinza
RECORTE E COLAGEM:

• Colagem com aparas de lápis
• Colagem com forminhas de doces
• Colagem com palitos de fósforo ou picolé
• Colagem com papel colorido e papel amassado
• Colagem com papel rasgado e bolinhas de crepom
• Montagem de cenas
• Colagem com coisas da natureza
• Colagem com sucatas
• Colagem com farinha e serragem
• Colagem com retalhos
• Colagem com barbante
• Colagem com macarrão

MÚSICA
A música no contexto da educação infantil vem, ao longo de sua história, atendendo a vários objetivos, alguns dos quais alheios às questões próprias dessa linguagem. Tem sido, em muitos casos, suporte para atender a vários propósitos, como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos: lavar as mãos antes do lanche, escovar os dentes, respeitar o farol, etc.; a realização de comemorações relativas ao calendário de eventos do ano letivo simbolizados no dia da árvore, dia do soldado, dia das mães, etc.; a memorização de conteúdos relativos a números, letras do alfabeto, cores, etc., traduzidos em canções. Essas canções costumam ser acompanhadas por gestos corporais, imitados pelas crianças de forma mecânica e estereotipada. (PCN EDUCAÇÃO INFANTIL).
Os conteúdos deverão priorizar a possibilidade de desenvolver a comunicação e expressão por meio dessa linguagem. Serão trabalhados como conceitos em construção, organizados num processo contínuo e integrado que deve abranger:
• a exploração de materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o contato e experiências com a matéria-prima da linguagem musical: o som (e suas qualidades) e o silêncio;
• a vivência da organização dos sons e silêncios em linguagem musical pelo fazer e pelo contato com obras diversas;
• a reflexão sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.

SUGESTÕES DE OBRAS MUSICAIS E DISCOGRAFIA
• A ARCA DE NOÉ. Toquinho e Vinicius de Morais. Vols. 1 e 2. Polygram, 1980.
• ACALANTOS BRASILEIROS. Discos Marcus Pereira, 1978.
• ACERVO FUNARTE, MÚSICA BRASILEIRA. Coleção relançada em CD pelo Instituto Itaú Cultural, SP, 1997 e 1998.
• AÇÃO DOS BACURAUS CANTANTES. João Bá, Devil Discos, SP, 1997.
• ADIVINHA O QUE É ?. MPB-4, Ariola, 1981.
• ANJOS DA TERRA. Dércio Marques, Devil Discos, SP.
• AS MAIS BELAS CANTIGAS DE RODA. M. Viana/Nave dos Sonhos.
Ver sugestões no PCN da Educação Infantil.
MOVIMENTO
O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança.
Os conteúdos relacionados ao movimento deverão ser trabalhados inseridos na rotina. As atividades que buscam valorizar o movimento nas suas dimensões expressivas, instrumentais e culturais podem ser realizadas diariamente de maneira planejada ou não.
Também podem ser realizados projetos que integrem vários conhecimentos ligados ao movimento. A apresentação de uma dança tradicional, por exemplo, pode-se constituir em um interessante projeto para as crianças maiores, quando necessitam:
• pesquisar diferentes danças tradicionais brasileiras para selecionar aquela que mais interessar às crianças;
• informar-se sobre a origem e história da dança selecionada;
• desenvolver recursos expressivos e aprender os passos para a dança;
• confeccionar as roupas necessárias para a apresentação;
• planejar a apresentação, confeccionando cartazes, convites, etc.
Da mesma forma, podem ser desenvolvidos projetos envolvendo jogos e brincadeiras de roda, circuitos motores, etc.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais
Educação Infantil - Referencial Final Brasília / 1998
Revista Nova Escola ( diversas)

Seja Bem-vindo(a).